Seria este o planador do futuro?

No final dos anos 70, a Glasflügel iniciou uma colaboração com o designer industrial Kirchner, de Colônia. Kirchner fez um estudo futurista de como poderia ser a cabine do piloto de um planador no futuro, com ênfase em ergonomia. Tudo foi projetado ergonomicamente. Os instrumentos eram digitais e exibidos em um HUD (Head Up Display).

A empresa revelou sua “máquina dos sonhos”, que apresentava um cockpit raso que abria para frente, painel de instrumentos com push-button onde todas as informações aparecem digitalmente em um visor de cristal (LCD) “heads-up” transparente.

Glasflügel LCD – maquete baseada em um Mosquito. Observe o painel que é um Head Up Display (HUD) e o joystick do lado direito

O painel de instrumentos LCD era o recurso mais notável. Sob o controle do microprocessador, todos os dados primários de voo são apresentados digitalmente na tela transparente e os dados de voo secundários, como speedto-fly ou distância, podem ser acessados ​​a critério do piloto.

Os dados disponíveis nesse display são:

 1. velocidade do ar

 2. speed to fly

 3. altura

 4. altura para planeio final

 5. título

 6. curso

 7. áudio vario

 8. subida média

 9. distância a percorrer (no planeio final)

10. tacômetro (planadores motorizados)

11. temperatura do óleo e do cilindro (planadores motorizados)

Abertura do Plexi

O assento foi contornado para se ajustar e fornecer suporte máximo para o corpo do piloto, e os controles de voo são esculpidos, moldados para caber na mão. O controle de inclinação e rotação é feito por meio de um controlador lateral.

O objetivo da GLASFLÜGEL neste trabalho era disponibilizar ao piloto máximo o máximo conforto e facilidade de controle, minimizando as distrações visuais entre o cockpit e o mundo lá fora.

Seria esse o planador do futuro? O futuro do voo a vela? O que podemos esperar da tecnologia embarcada em nossos planadores no futuro?

Deixe sua opinião aqui nos comentários!

Fonte: Free flight Magazine – 3 de maio de 1981

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *